Cientista Que Virou Mãe
Florianópolis, BrasilBrasil
Year Founded:
Project Stage:
2015
Organization type:
for profit
Scaling
Budget:
$1,000 - $10,000
Website:
Twitter:
Scaling strategies launched within the past 6 months:
Organizational Growth
- Communications
- Information & communication technology
- At risk youth
- Child Abuse
- Child care
- Child exploitation
- Child protection
- Early childhood development
- Girls' development
- Play
- Youth development
- Civil rights
- Human Rights
- Gender equity
- Women's issues
- Freedom of Information
- Citizen participation
- Conscious consumerism
- News & knowledge
- Social work
Example: Walk us through a specific example(s) of how this solution makes a difference; include its primary activities.
De maneira geral, mulheres se sentem excluídas, muito cobradas, cansadas por terem que desempenhar vários papéis, sobrecarregadas por uma sociedade que consideram machista, sentindo-se desafiadas, massacradas, com grande predomínio de sensações negativas. Muitas se consideram, como pessoas de segunda categoria, em luta para construir uma sociedade melhor para si e seus filhos, nadando contra a corrente, julgadas pela sociedade, invisíveis por não se sentirem vistas nem ouvidas, isoladas e sem apoio social. Muitas relatam sensação de grande dificuldade para conciliar trabalho e exercício ativo da maternidade. Desejam mais fortalecimento e informação emancipatória que se proponha ao que é nosso objetivo:representá-las e fortalecê-las.
Impact: What is the impact of the work to date? Also describe the projected future impact for the coming years.
O impacto, criado antes mesmo da estruturação de nosso negócio, é amplificado por meio da plataforma de produção de conteúdo, caracterizado como mídia não hegemônica, cocriada e construida com o auxílio do público de interesse, sem a influência mercadológica de patrocinadores industriais. Mulheres – mães ou não -, profissionais da saúde/educação e demais interessados em infância e emancipação social sendo bem informados e empoderados tomam decisões de maneira consistente e segura, e sentem-se desempenhando um bom papel em suas famílias e na sociedade, tornando seus relacionamentos familiares e comunitário mais amorosos e empáticos. Pretendemos estimular a consciência crítica das pessoas, especialmente pessoas envolvidas com a criação das crianças, o que amplia nosso raio de ação no tempo e no espaço.
Spread Strategies: Moving forward, what are the main strategies for scaling impact?
A internet tem papel de destaque entre as demais mídias, tanto em função das inúmeras possibilidades que permite quanto por tornar possível que o usuário não seja apenas um receptor passivo da informação e interaja ativamente com ela, muitas vezes a produzindo. No contexto latinoamericano, o uso e mercado da internet é ainda mais estratégico pelo fato de ser uma das regiões mais conectadas digitalmente no mundo. Pretendemos disponibilizar as informações contidas em nosso banco de dados em outras línguas para que possamos ganhar escala em outros países.
Financial Sustainability Plan: What is this solution’s plan to ensure financial sustainability?
Nossa sustentabilidade financeira advém do financiamento coletivo (crowdfunding) e funciona de maneira simples: leitores escolhem os textos que lhes despertam interesse e que desejam financiar, contribuem com o valor que desejam contribuir. Atingido o valor mínimo - baseado em nosso modelo financeiro -, o texto é publicado para livre acesso de todos. Leitores também podem se tornar assinantes: contribuindo com um valor mensal recorrente.
Marketplace: Who else is addressing the problem outlined here? How does the proposed project differ from these approaches?
Somos a primeira plataforma brasileira de conteúdo produzido exclusivamente por mulheres mães. São cientistas, jornalistas e produtoras independentes de conteúdo que sabem de que tipo de informação as mulheres precisam e sabem produzir essa informação. Os leitores escolhem os textos que desejam financiar e contribuem com o valor que é estipulado por eles. Atingido o valor mínimo, o texto é publicado para todos, e entra para o banco de mais de 600 textos já existentes na plataforma. Nosso grande diferencial é que todo esse conteúdo é público estando disponível para acesso irrestrito.
Founding Story
Indignada com a forma como essa mídia tradicional produz informação voltada para o público materno e demais cuidadores da infância, Ligia mobilizou esforços para valorizar o trabalho de mulheres mães que se dedicavam a produzir informação na mídia não hegemônica. Mulheres que apoiavam outras mulheres por meio de seus escritos, sem receberem qualquer tipo de remuneração e que, exatamente por isso, com o tempo deixavam de escrever para gerar renda, deixando-nos novamente nas mãos da mídia tradicional. Então, em parceria com Loisiana Feuser, idealizou uma nova forma de produção e financiamento da informação, a PLATAFORMA CIENTISTA QUE VIROU MÃE. A primeira plataforma brasileira de informação produzida exclusivamente por mulheres mães.
Team
Ligia Moreiras Sena, Doutorada em Neurociência e concluindo um segundo doutorado em saúde pública é a diretora executiva, e atual redatora chefe da plataforma.
Loisiana Feuser dos Santos, é empresária e sócia, responsável pela alocação de recursos e administração financeira geral. Vanessa Schultz é diretora de arte e comunicação visual. Thaís Teixeira é jornalista e ralações públicas da plataforma, atuando também como social mídia.
Comments
Let me tell you that http://jigsawpuzzlescenter.com/ is a favorite time pass for me .